Artigos e publicações

Para comemorar os 2 anos de blog, escolhemos o tema “moda”, muito presente em nosso blog através das bijuterias e acessórios.
Demos um giro no tempo e descobrimos essa matéria que compara a moda de várias décadas, desde os anos 20 até a década de 90.

... Anos 20/30 - Os anos 20 foram marcados por certa rebeldia das mulheres e a androgenia começou a influenciar o guarda-roupa, marcado pelos vestidos soltinhos, com modelagem reta e comprimento no joelho. Era uma moda fácil e a custo acessível: as mulheres confeccionavam suas próprias roupas. Os cabelos eram curtos, a la garçonne, e os acessórios tiveram um papel importante – as meias de seda, os sapatos Mary Jane, os chapéus cloche e, é claro, os colares de pérolas de Gabrielle Chanel, os protagonistas nas produções dessa época.
Nos anos 30, mesmo com a crise mundial motivada pela queda da bolsa de valores de Nova York, o glamour do cinema hollywoodiano imperava. As roupas eram sóbrias, porém evidenciando as curvas femininas tão esquecidas nos anos anteriores; os sutiãs eram usados com espartilhos. A elegância era sempre um ponto alto: a luva era o acessório do momento e os calçados vinham com fivelas em metal, valorizando as roupas.

Anos 40/50 - Com a Segunda Guerra Mundial começando na Europa, o racionamento de suprimentos e tecidos fez com que a moda se adaptasse ao momento. A silhueta era mais rígida, no estilo militar, tirando todo o frescor dos anos anteriores. As mulheres tiveram que se adaptar à escassez de tecidos e passaram a reformar suas roupas, e a viscose ganhou lugar. Para driblar essa mesmice, os chapéus ganharam adornos como flores e véus, dando criatividade ao look da década. Já as mulheres dos anos 50 trasbordavam feminilidade e glamour. Com o fim do racionamento de tecidos, os looks se tornaram volumosos, com cintura marcada e comprimento no joelho, originando, no final da década, o new look de Dior. O francês Roger ViVier criou o salto-agulha, que caiu no gosto das mulheres. Com um lifestyle diferente, Chanel colocou a bolsa a tiracolo e o scarpin bicolor como protagonistas. O rock-n’-roll começava a influenciar os jovens, e o estilo sportwear e a moda de rua ganharam força.

Anos 60 - Essa foi a década dos jovens e de seus pensamentos de liberdade. Muito influenciados pelo rock, eles queriam diversão e ditavam as roupas da época. A estilista Mary Quant foi quem revolucionou a moda dos anos 60, com a criação da minissaia, abrindo caminho para outros jovens estilistas. A inspiração vinha de movimentos de arte, art nouveau, das culturas do Egito e orientais e também do geométrico e do psicodélico.

Anos 70 - Nos anos 70, os movimentos pela liberdade iniciados anteriormente ganharam força. Mas era uma liberdade geral – sexual, com as drogas e também na moda. Na verdade, tudo era atitude. O jovem podia se vestir com a icônica calça boca de sino, com a alta costura ou com um simples look de algodão. O importante era não parecer normal. O jeans Levi’s foi protagonista. O movimento disco também teve sua importância, com suas cores e brilhos. Os punks entraram em cena, evidenciando o preto, os metais e o mood destroyed.

Anos 80 - O exagero era a palavra de ordem nos anos 80 – a era das cores e do culto ao corpo colocou as roupas de ginásticas, as polainas e as faixas como itens de um guarda-roupa antenado. A ostentação era vista até na TV – o seriado Dallas era referência de como se vestir. Excesso de joias, peças com logotipo em evidência e modelagens sempre amplas eram destaques. A febre pelos eletrônicos fez o mercado ampliar e, quanto mais se gastava, mais poder se tinha.

Anos 90 - Os anos 90 vieram para refrescar nosso olhar. O esporte foi grande influenciador dessa era – camisetas, bonés, roupas de modelagens mais retas eram desejos dos jovens. As marcas esportivas tiveram destaque, e as pessoas almejavam um lifestyle simples. Os tênis e as camisetas marcam a época. As sobreposições se consagram nos anos 90 mostrando a importância de um look pessoal e intransferível. Daqui para a frente, a moda se torna ampla e sem modices: você e suas características pessoas são os protagonistas dos movimentos de moda...”.

Fonte de pesquisa: http://blog.b8-bijoias.com.br/estilo/tunel-do-tempo-a-moda-da-decada-de-20-ate-os-anos-90/

Nenhum comentário:

Postar um comentário